
Bem vindo a este espaço!
É aqui que vais aprender tudo o que precisas para melhor comunicares com o teu cão!
Segue as nossas aulas e vais tornar-te no melhor mini-treinador!

AULA 1 | COMPREENDER O TEU CÃO
O primeiro passo para saberes lidar com o teu cão é estares atento ao que ele te diz.
E como é que falam os cães?
Com o seu corpo, claro!

Tal como nós, quando estamos nervosos, felizes ou zangados, também fazemos coisas diferentes com o nosso corpo. De certeza que já pulaste de alegria, cruzaste os braços de zangado ou roeste as unhas quando estás nervoso.
Hoje, apresentamos-te 4 situações que podes aprender a identificar fácilmente:

# Dica1: Repara bem como o cão que quer brincar baixa as patas da frente, abana a sua cauda de um lado para o outro e faz aquela expressão de alegria, com a boca aberta e lingua de fora! Quando o teu cão estiver assim, podes brincar com ele ou fazer-lhe festas!
# Dica2: Mas, se de repente o teu cão se aninha quase colado ao chão, com o corpo todo encolhido, orelhas para trás e os olhos retaídos, então ele ficou com muito medo mesmo! Deves dar-lhe espaço para que ele se sinta mais à vontade! Ou reparar se em vosso redor alguma coisa apareceu, que o tenha assustado! Por exemplo uma pessoa, uma bicicleta, outro cão, um barulho forte. Não deves agarrá-lo nesta situação, nem tentar fazer festas. Ás vezes, com tanto medo, ele pode mesmo moder-te para se defender! Deves ajudá-lo a procurar um sitio seguro ou afastar dele o que o está a assustar.
# Dica3: Repara sempre na cauda do teu cão. Se a cauda fica encolhida entre as pernas é um sinal de que está com medo! E nesse caso, já sabes como fazer: tentar perceber o que o está a assustar e afastá-lo disso!
# Dica4: Por vezes o teu cão pode ficar muito focado, a olhar fixamente para alguma coisa. Normalmente com o corpo rígido, boca fechada, a cauda muito levantada e tensa. Isto significa que ele está alerta! Está a tentar perceber se está em perigo ou não. Costuma acontecer muitas vezes quando alguma coisa desconhecida surge ou se aproxima. Por exemplo, uma pessoa ou um cão desconhecido. Ou por vezes objetos novos ou ruídos fortes. Quando o teu cão está assim deves dar-lhe um bocadinho para ele tentar perceber o que é e ver se consegue relaxar depois. Se isso não acontecer, deves tentar chamá-lo para ti, de forma a afastá-lo da situação que o está a preocupar. Nestas alturas dá muito jeito ter uns biscoitos à mão ou um brinquedo para o chamar para brincar.
# Dica5: Se tu encontrares um cão desconhecido em estado de alerta, não deves procurar interagir com ele! Por vezes eles vêem-nos como um perigo a aproximar-se e podem mesmo morder! Sempre que te vires numa situação destas deves manter-te calmo, mostrando desinteresse pelo cão, evitando olhar diretamente para ele.
# Dica6: Por último, se o teu cão vier com o rabo a abanar, uma expressão descontraída e alegre, como de certeza já o viste muitas vezes, em princípio ele está disponível para mimos, brincadeiras e lambidelas! Se a brincadeira for muito boa, ele pode ficar muito excitado e deixar de controlar o que faz. Neste estado de excitação pode até magoar-te sem querer. A melhor maneira é brincarem devagar, fazendo algumas pausas para acalmar!
Esta é a primeira das muitas lições que vêm por aí e uma das mais importantes!
Vai treinando esta capacidade de observar o teu cão e saber o que ele te quer dizer, que em breve ensinamos-te mais alguns sinais!
Até breve!

AULA 2 | DICAS DE TREINO SIMPLES
Treinar o teu cão é uma ótima estratégia para o ajudares a relacionar-se melhor com o mundo que o rodeia. Se o treino fôr um momento agradável vai reforçar o vínculo afetivo entre vocês!
Os cães gostam de aprender, brincar e de jogos que estimulem a sua atividade mental!
Não te esqueças que os cães são animais e têm as suas necessidades e características específicas da sua raça. Não deves treinar o teu cão apenas para o exibir. O teu cão não é um objeto, nem uma máquina!
Queres então aprender a treinar ?
Dica 1. Vais precisar de uma recompensa
Escolhe um petisco apetitoso adequado para cão ou um brinquedo muito querido pelo teu cão. Vais precisar de uma boa motivação para o ensinar!

Podes consultar como escolher a melhor recompensa na Publicação sobre o Top 10 das recompensas.
Dica 2. Escolhe um sítio calmo
Se o teu cão estiver ansioso, agitado ou com medo, não vai estar disponível para aprender.

Dica 3. Ensinar o nome ao teu cão
Sempre que o teu cão olhar para ti por uns segundos (aproximadamente 2 seg.), marca esse comportamento e oferece-lhe uma recompensa por ter feito contacto visual contigo.
Depois acrescenta o nome dele sempre que ele olha para ti e espera dois segundos antes de lhe oferecer a recompensa. Repete algumas vezes este treino.
O próximo passo é dizer o nome dele, quando ele não está a olhar e aguardar que ele vire o focinho e faça contacto visual por ter ouvido o seu nome. Deves recompensar logo de seguida.
Se quiseres aumentar o tempo de concentração em ti – o que pode ajudar para situações difíceis, na rua por exemplo- aumenta, passo a passo, o tempo de espera pela recompensa enquanto olha para ti.

Dica 4. Ensinar a aguardar na linha

Queres saber mais?

